Quando a maioria das pessoas ouve uma torta imagina algo salgado, mas, infelizmente, essa “torta” é feita com creme de leite e vira uma sobremesa muito doce.
/>Produtos:
para a massa:
- 3 ovos
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de chá de óleo
- 1 pacote de refrigerante de amônia
- cerca de 300 ml de água
- farinha
para o creme:
- 3 litros de leite fresco
- 3 ovos
- 2 baunilhas
- 1 quilo de açúcar
- farinha
Método de preparação:
Para a massa:
Separe apenas as gemas dos ovos e adicione os produtos na ordem descrita acima. Como gosto de receitas precisas e o maior problema na hora de amassar é a quantidade de farinha, quero ressaltar que a farinha tem 850/900 gramas. É adicionado gradualmente com a água, não de uma só vez durante a mistura. A massa resultante é macia. Depois de misturar bem, puxamos um pouco para obter algo parecido com uma baguete curta, para poder dividir mais facilmente em 5 partes iguais. Cada parte é moída separadamente de acordo com o tamanho da assadeira onde será assada.
Depois de estender a primeira assadeira, coloque-a em uma bandeja FARINHA e leve ao forno moderadamente aquecido (180-200 graus). Manchas acastanhadas se formam na superfície, então podemos saber que a folha está pronta. As seguintes folhas são assadas na mesma bandeja sem farinha adicional. Na hora de retirar as folhas deve-se tomar cuidado para não amassá-las, basta virar a bandeja e elas cairão sem problemas. Depois de assar as cinco folhas, iniciamos os preparativos
No creme:
Já fervemos o leite anteriormente. Misture à parte 3 gemas, o açúcar e 1 litro de leite para facilitar o derretimento do açúcar. Adicione a mistura à outra parte do leite e mexa sempre em fogo baixo até que os ingredientes estejam bem misturados. Separamos cerca de 1 litro de toda a mistura, à qual adicionamos 300/350 gramas de farinha e misturamos bem na batedeira para obter uma mistura homogênea. Adicione a mistura de farinha à mistura que está em fogo baixo e mexa.
Depois de ferver, todo o creme engrossa, fica parecido com mingau. Retire do fogo, acrescente a baunilha e deixe esfriar por 2 minutos. Na vasilha em que faremos a “torta”, coloca-se no fundo uma assadeira untada abundantemente com creme, depois outra assadeira e assim sucessivamente para as cinco assadeiras, a julgar pela quantidade de creme que sobrou para o topo.
Se desejar, pode ser decorado com barras de chocolate, mas é melhor com nozes. O creme é deixado absorver bem por cerca de 1 dia.
Desfrute de sua refeição!
23.10.2010/dragônica
Envie sua receita!
(Ao final de cada mês, cinco das receitas publicadas serão sorteadas para receber um livro)