Cantuccini são biscoitos italianos duros, mas muito saborosos, assados duas vezes. Segundo os italianos, estes “biscoitos” são consumidos com vinho de sobremesa. São tradicionalmente preparados para o Natal, mas está provado que podem ser consumidos em qualquer altura. Além de muito saborosos, estes biscoitos são também bastante duradouros, o que torna são muito adequados para uma longa viagem ou um piquenique.
Número de porções: Anelia Terzieva
Dificuldade: 2
Produtos:
- 3 ovos
- 400g de farinha
- 200 g de amêndoas inteiras sem casca
- 2 colheres de chá iguais. fermento em pó
- 150 g de açúcar granulado branco
- pitada de sal
- baunilha
- 2 colheres de chá de amaretto ou outro licor semelhante (como não tinha amaretto, acrescentei licor de pistache siciliano)
Método de preparação:
Bata os ovos com o açúcar até ficarem brancos. Adicione o licor a esta mistura. Peneire a farinha com o fermento e uma pitada de sal.
Adicione à mistura de ovos e misture bem.Por último, adicione as amêndoas e misture até que se misturem com a massa.
Cobrimos uma bandeja retangular com papel de cozinha e dividimos a mistura em duas, formando com as mãos duas mechas com a massa pegajosa resultante.
Aqueça o forno a 180 graus e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Depois de esfriar um pouco, mas não completamente, corte as mechas em fatias iguais, para isso precisamos de uma faca bem afiada.
Retornamos os cantuchini ao forno por cerca de 10 minutos ou até dourar levemente e consumimos depois de esfriarem completamente.