O Natal não pode ser sem canela e maçãs. A cozinha está repleta de aromas de açúcar, canela, maçã, enquanto assamos este delicioso bolo. Pronto, corte em pedaços e sirva com café aos convidados. Muito saboroso, macio e aromático. É típico que as maçãs fiquem dispostas por cima.
Produtos:
- café – 1 colher de chá moído
- canela – 1/2 colher de chá.
- açúcar – 2/3 colher de chá.
- ovos – 3 unid.
- farinha – 1 colher de chá
- óleo – 1/2 colher de chá
- maçãs – 2 unid. não muito grande
- fermento em pó – 1/2 pacote de 15 g
- bicarbonato de sódio – 1 k.l + 1,2 gotas de vinagre para espumar
- para polvilhar:
- açúcar de confeiteiro – 2 colheres de sopa.
- canela – 1/2 colher de chá.
Método de preparação:
Bata os ovos em temperatura ambiente. Coloque a farinha e 1/2 pacote de fermento em uma tigela e peneire com uma peneira. Coloque os ovos e o açúcar em uma tigela e bata muito bem na batedeira. Adicione o óleo e continue batendo.
Despeje o vinagre no refrigerante e quando borbulhar coloque na tigela. Adicione a farinha em partes e continue misturando bem o mingau.
Em uma tigela pequena, separe 2-3 colheres de sopa. e a eles adicionamos 1 colher de chá. café e 1/2 colher de chá. canela e mexa até formar uma mistura escura e uniforme. Numa terrina oblonga com 24-25 cm de comprimento, coloque um pedaço de papel manteiga de forma a cobrir o fundo e as laterais.
Colocamos 1/3 do mingau light nele. Depois, do escuro, coloque aleatoriamente com uma colher, padrão. E assim, até acabar o branco e o escuro. Por fim, com um espeto de madeira, fazemos vários cortes no fundo com cuidado para espalhar a mistura escura.
Descascamos e retiramos as sementes de 2 maçãs. Corte as maçãs ao meio, depois longitudinalmente em rodelas finas e arrume-as uma atrás da outra bem em cima do mingau.
Leve ao forno aquecido a 180°C até ficar pronto. Quando estiver assado, retire e retire com muito cuidado o papel do bolo.
Coloque o bolo num prato e polvilhe com uma mistura de açúcar de confeiteiro e canela usando uma peneira.