História e origem do nougat
O nougat é talvez um dos doces tradicionais mais antigos. Sua origem está literalmente perdida no tempo, mas um fato curioso é que está amplamente distribuído em diferentes áreas geográficas, existindo variações da pastelaria desde a China até ao Mediterrâneo, sendo conhecido em todos os lugares por um nome diferente. Porém, a ideia de todos foi criar uma combinação entre sobremesa crocante e cremosa que derretesse na boca.
O Nougat chegou à Europa graças aos árabes, que primeiro chegaram ao Mediterrâneo, espalhando a receita pelas ilhas da Sicília e da Sardenha, e mais tarde chegou ao interior do continente, cativando os confeiteiros espanhóis e franceses.
Os italianos afirmam que o berço do nougat, chamado torrone, é a cidade de Cremona. Segundo uma lenda popular, o nougat foi inventado em Cremona em 1441. A sobremesa foi inventada em homenagem ao casamento entre Francesco Sforza e Bianca Maria Visconti, e o nome “torrone” foi escolhido espontaneamente porque o formato da sobremesa lembrava o do Torre sineira “Torrazzo”, que pertencia à catedral de Cremona.
Uma história bonita, mas também pouco confiável, porque como já mencionado, o nougat é conhecido por diferentes povos ao redor do mundo e cada um reivindica seu campeonato.
Então o francês chame sua especialidade tradicional nougatem Iraque é conhecido pelo nome Mann al-Samaa no nosso país, bem como noutros países dos Balcãs ela é amada por jovens e velhos nougat halva.
Nogado tradicional
O nougat pode ser encontrado em todos os tipos de variantes nas lojas, mas seu preparo caseiro não requer habilidades culinárias especiais, apenas muita paciência e persistência. Na base da massa doce branca está uma mistura proteica muito simples, que combina muito bem com frutos secos como amêndoas e avelãs. A parte trabalhosa do preparo do nougat acaba sendo a mistura dos ingredientes, que leva várias horas para atingir a consistência desejada. Portanto, será útil se você tiver um assistente com quem compartilhar o trabalho.
Nougat caseiro
Produtos necessários:
- 6 claras de ovo batidas em neve
- 400ml. mel
- 400g de açúcar
- 600 g de nozes (amêndoas, avelãs, nozes)
- 2 peças. baunilha
- a casca de um limão
- 2 peças. crostas de waffle
Método de preparação:
A primeira etapa do preparo é derreter o mel e o açúcar em banho-maria. Assim que estiverem com consistência uniforme, acrescente a baunilha, a casca de limão, as claras e as nozes. A mistura deve ser fervida em banho-maria por 3 horas, mexendo continuamente. Passado o tempo previsto, a mistura é retirada do fogo e colocada sobre a crosta do waffle. É formado na espessura de sua escolha, a borda superior é coberta com outra crosta, o obtido é cortado em retângulos.
Nougat macio
É característico do nougat tradicional que depois de resfriado endureça e para comê-lo é preciso dentes fortes e paciência. Se você não é fã desse tipo de “guloseimas duras”, oferecemos uma receita de torrão macio:
Produtos necessários:
- 5 proteínas
- 1 colher de chá canela
- 250g de açúcar
- 250g de mel
- 250g de amêndoas
- 250 g de avelãs
Método de preparação:
Coloque as avelãs em um processador de alimentos e faça uma pasta com elas. Bata as claras em neve até ficarem firmes e junte-as à pasta de avelã. Coloque o mel e o açúcar em uma panela e leve para ferver. Adicione a mistura de clara de ovo ao mel quente, deixe a mistura no fogo por 10 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e coloque a mistura em uma forma de madeira coberta com papel manteiga. Deixe esfriar e polvilhe com canela.
Nougat siciliano
Na Sicília, a receita do nogado difere da tradicional que já apresentamos. Contém apenas dois ingredientes: açúcar e amêndoas, cujas proporções são de 1:1. Amêndoas e açúcar são combinados e a mistura é caramelizada. Depois deixe esfriar sobre uma superfície plana. Baunilha e limão são novamente usados para dar sabor.
12.01.2017/Boryana Harlova